terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Hanami: Cerejeiras em flor

Acho que nunca vi um filme tão bonito. Nem mesmo "Partidas" consegue ser tão belamente poético como essa obra prima.
Estava
louco pra ver o filme que minha mãe cismava em chamar de: Muito além das cerejeiras em flor...uma junção de "Muito além do Jardim" com "Cerejeiras em flor".
Confesso que tenho uma cisma muito grande com filmes de temática oriental, algo me incomoda em filmes assim. Acho que é porque eu não sou muito fã de orientais. Pode ser preconceito, mas não consigo ver muita beleza nas tradições que vem do outro lado do globo. Mas em momento algum o filme teve a pretensão de "impor" a cultura oriental, só fez questão de mostrar o amor de uma mulher por um país que ela nunca viu.
É incrível como o filme mostra o que a morte pode fazer com uma pessoa. O homem que era muito amargurado, após a morte de sua mulher, se torna tão delicado quanto a dança que sua mulher fazia, a conhecida butô.
Sabendo que o sonho de sua mulher era conhecer o Japão, e que seu sonho era ver o Fuji, o homem parte para o Japão após a morte de sua mulher para mostrar a ela tudo que ela sempre quis ver. E nossa...se eu não estivesse tão gripado eu juro que choraria do começo ao fim. Porque é muito difícil ver pessoas como aquelas atuando em cenários belíssimos sem chorar.
No Japão o homem encontra uma jovem dançarina que mora em um parque. E essa dançarina dá a ele toda a atenção e respeito que seus filhos se recusam a dar. Assim, a jornada que era de uma pessoa só passa a ter duas. E é nesse momento que você vê todo o amor, carinho e paixão que o homem tinha por sua mulher e que passou a ter por seus filhos, que mesmo assim, não gostam dele.
Hanami é o conhecido festival da cerejeiras no Japão, que só dura quinze dias, que é quando as cerejeiras florescem. É um evento raro e muito curto, assim como toda paixão daquele homem.

2 comentários:

  1. Realmente esse parece um filme muito bom, principalmente para se ver acompanhado de alguém que se ame.
    Eu, particularmente, sou suspeito para falar desse tipo de filmes já que adoro a cultura asiática, principalmente do Extremo Oriente, mas se alguém como você, que não gosta, elogiou o filme, certamente está na minha lista.
    Não só a morte, como você cita, mas o próprio amor pode mudar uma pessoa e talvez seja essa a mensagem, por mais que, nesse caso, ele precisasse de algo tão turbulento como a morte para mostrar seu melhor lado, despertá-lo, se não fosse pelo amor ali existente, apenas isso não seria suficiente.

    ResponderExcluir
  2. é podre...me fez dormir tempo todo...um história fraca..personagens fracos;enfim, poderia ter sido bem melhor.

    ResponderExcluir