domingo, 14 de março de 2010

"Americanos representam grande parte da alegria existente neste mundo".


Certa vez Caetano disse que “Americanos representam grande parte da alegria existente neste mundo”. Talvez seja verdade, talvez os americanos tenham chegado em um ponto tão alto de poder, que representam toda, ou grande parte, da alegria mundial.

No cotidiano vemos muitos imitando o estilo de vida norte americano. Isso se tornou algo tão marcante que às vezes fico um pouco espantado. Não me coloco aqui na posição de analisar o que é bom ou ruim. Mas quem pode dizer que conhece mesmo a cultura brasileira? Sim, porque sempre que vamos às festas, ouvimos na maior parte do tempo músicas americanas, junto de gente que fala inglês sem nem falar português direito. É claro que é um gosto generalizado esse apresentado, mas é sobre ele que quero falar. Afinal, quantas pessoas lêem livros nacionais e quantas preferem os que vêm do lado de lá da América?

É realmente muito fácil dizer ter asco à cultura brasileira quando todos os setores ajudam para a formação desse pensamento. Vivemos cercados de reality shows que se tornam assunto nacional. Só encontramos livros bons, bonitos e baratos, quando são de lá. Os filmes que vamos ver nos cinemas são quase sempre americanos, já que o cinema nacional não tem público e nem incentivo. Quem vai pro norte do país quando ir a Miami é mais barato?

Vamos pensar um pouco: Quem gosta mesmo de Baião? E Lady Gaga quantos gostam? Quem já leu Caio Fernando Abreu e quem já leu Crepúsculo? Quantos comem vatapá e quantos preferem uma comidinha na Starbucks? De maneira alguma eu quero levantar a bandeira do patriotismo. Mas será que se em todos os países o incentivo à cultura nacional fosse maior, os americanos ainda representariam grande parte da alegria existente neste mundo?

Não acho que ninguém é obrigado a gostar de nada, mas se nos interessássemos pela nossa cultua da mesma forma que nos interessamos pela norte americana, talvez as coisas corressem melhor por aqui...E quem sabe um dia, os brasileiros representem grande parte da alegria existente no Brasil?

Nenhum comentário:

Postar um comentário